PPGCS

Biobanco Institucional/UNIMONTES

Categoria: Apresentação Publicado em 28 Fevereiro 2018 Super User
Acessos: 388
O Biobanco Institucional da Universidade Estadual de Montes Claros/UNIMONTES tem seu funcionamento regulamentado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa/ CONEP desde o ano de 2013, sob registro CONEP:B-013. Destina-se à coleta e arquivamento de dados clínicos e materiais biológicos humanos de diferentes sítios anatômicos de indivíduos residentes no norte de Minas Gerais. Tal proposta foi estruturada, tendo em vista a Portaria nº 2.201, de 14 de setembro de 2011, que estabelece as diretrizes nacionais para biobanco e biorrepositório de material biológico humano com finalidade de pesquisa.
O Biobanco Institucional conta com Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) próprio, aprovado pela CONEP, para a realização de coletas de materiais biológicos humano de diversos sítios anatômicos. As coletas são realizadas em indivíduos assistidos em instituições parceiras do Biobanco, prestadoras de assistência à saúde na região norte mineira. Após os esclarecimentos sobre os objetivos do Biobanco, finalidades da coleta de material biológico excedente decorrente procedimento ambulatorial ou cirúrgico, informações sobre benefícios, riscos, confidencialidade dos dados, acesso ao material coletado e resultados de pesquisas decorrentes da utilização da amostra coletadas, o indivíduo cedente, através da livre assinatura do TCLE, autoriza a realização da coleta, acondicionamento do material coletado pelo Biobanco, e doação do material coletado ao Biobanco, autorizando este a ceder o material coletado para utilização por grupos de pesquisa que solicitam ao Biobanco amostras biológicas dessa natureza para utilização em projetos de pesquisas que possuam aprovação ética. Tais projetos são relacionados à patogênese molecular e novas estratégias terapêuticas com o foco em doenças que acometem o organismo humano.

Equipe Técnica do Biobanco:

- Dr. André Luiz Sena Guimarães - Coordenador Geral

- Dr. Alfredo Maurício Batista de Paula - Coordenador Adjunto

- Drª. Lucyana Conceição Farias - Departamento de Bioética

- Dr. Claudiojanes dos Reis - Departamento de Bioética

- MsC. Erivelton Pereira dos Santos - Responsável técnico laboratorial

Endereço e telefone para contato:

Biobanco de Materiais Biológicos do Norte do Estado de Minas Gerais

Laboratório de Pesquisa em Saúde - Hospital Universitário Clemente Faria - UNIMONTES

Av. Cula Mangabeira, 562 - Bairro Santo Expedito, Montes Claros, MG - CEP: 39401-001

Telefone: (38) 3224-8327 ou (38) 3224-8383

Você está aqui: Home Normas Equivalência de Créditos Apresentação