ll Congresso Internacional em Ciências da Saúde


VISÃO GERAL DO EVENTO

             
    O II Congresso Internacional em Ciências da Saúde aconteceu nos dias 30 de setembro e 01 e 02 de outubro de 2019, no Auditório Associação dos Municípios da Área Mineira da SUDENE, na cidade de Montes Claros, Minas Gerais. A proposta foi executada após seis meses de planejamento e esteve ao encontro do plano de trabalho para incremento da qualidade do ensino e da pesquisa desenvolvido pelo PPGCS/Unimontes. Essa proposta buscou: a) o firmamento e a consolidação de parcerias com instituições e pesquisadores internacionais e b) a divulgação científica à comunidade acadêmica e sociedade em geral dos principais resultados de pesquisas executados por professores e alunos dos programas de pós-graduação idealizados desta edição, a saber, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS), Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGB) e Programa de Pós-Graduação em Cuidado Primário à Saúde PPGCPS).

      O evento contou com a participação de cerca de 250 congressistas (profissionais, alunos de pós-graduação e de graduação), 30 palestrantes e 15 membros da comissão organizadora (formada por professores e alunos do dos três programas idealizadores). Estiveram presentes professores e pesquisadores de diversas instituições nacionais e internacionais, Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal Fluminense, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Universidade de São Paulo, além de representantes de empresas privadas como a Novo Nordisk e MSD Saúde Animal.

     Ademais, ainda teve a participação de palestrantes locais de programas de pós-graduação da Universidade Estadual de Montes Claros, em especial do PPGCS, PPGB e PPGCPS.
   No que tange a divulgação científica, o evento teve em sua programação a apresentação de trabalhos científicos em duas modalidades: apresentação em e-pôster em língua e sessão oral em língua inglesa. No total foram mais de 120 trabalhos inscritos. Ao final, a comissão avaliadora ofereceu prêmio de Menção Honrosa aos cinco melhores trabalhos apresentados. Todos os resumos foram compilados em volume especial (Anais de II Congresso Internacional em Ciências da Saúde, I Congresso Internacional em Biotecnologia e I Congresso Internacional em    Cuidado Primário à Saúde) da revista Unimontes Científica.
  Quanto ao financiamento da segunda edição do evento, pode-se contar parcialmente, com recursos provenientes do Programa de Excelência Acadêmica (ProEx) e de patrocínios das empresas Novo Nordisk e MSD Saúde Animal. Os demais recursos foram custeadas com recursos advindos da receita com inscrições de congressistas.
 
Resultados alcançados PPGCS com as edições:
  1. Divulgação à comunidade científica e sociedade em geral das pesquisas desenvolvidas e em desenvolvimento pelo PPGCS.
  2. Estabelecimento de parcerias interinstitucionais (nacional e internacional) para incremento das pesquisas em desenvolvimento pelo PPGCS.
  3. Expansão do projeto de internacionalização adotado pelo PPGCS em busca da melhoria do conceito atribuído pela CAPES na avaliação quadrienal vigente (nota atual do PPGCS = 6).
  4. Fortalecimento institucional do PPGCS e aproximação com outros cursos de pós-graduação stricto sensu, como foco no estabelecimento de parcerias locais.
  5. Estímulo nos alunos e professores do PPGCS o desejo de pleitearem editais para bolsas de cursos no exterior.
  6. Fortalecimento do desenvolvimento da pesquisa local, que foco em resultados práticas e voltados para às necessidades de saúde da população local.
  7. Aproximação da comunidade acadêmica com a língua inglesa.
Comitê Organizador:

Afrânio Farias de Melo Júnior
Alessandra Rejane Ericsson de Oliveira Xavier
Alfredo Maurício Batista de Paula
Amanda Souto Machado
Bruna Nathália Santos
Cristina Paixão Durães
Deborah de Farias Lelis
Emanuelle de Moura Santos Xavier
Emisael Stênio Batista Gomes
Fernanda Santana da Silva
Janaína Ribeiro Oliveira
João Marcus Oliveira Andrade (Presidente)
Larissa Lopes Fonseca
Natália Gonçalves Ribeiro
Renata Luiz Ursine
Rogério Gonçalves da Rocha
Sabrina Ferreira de Jesus
Vanessa de Andrade Royo
Walter De Freitas Filho
 

PPGCS - Programa de Pós-Graduação em Ciencias da Saúde © 2018


Endereço

Av. Cula Mangabeira,562 - Santo Expedito - Montes Claros/MG CEP 39401-002

Email

Fone: 55(38)3224-8372 E-mail: ppgcs@unimontes.br