O Laboratório de Pesquisas em Saúde

O LPS é caracterizado como um centro de pesquisas, de perfil multiusuário-interdisciplinar, cujas práticas de pesquisa são direcionadas para proporcionar o adequado suporte técnico-científico para a realização e pesquisas nas grandes áreas do conhecimento potencialmente relacionadas com as Ciências da Saúde. Atualmente, o LPS está localizado dentro de um hospital universitário Clemente de Faria (HUCF), com infraestrutura própria, ampla, mas já insuficiente quanto a infraestrutura para suportar o crescimento do número de pessoal (pesquisadores, acadêmicos de iniciação científica (IC), pós-graduandos, funcionários técnico-administrativos) e equipamentos. Muito em breve (maio de 2019), o LPS será abrigado em um novo prédio de quatro andares, sendo dois deles planejados para a realização de atividades de bioterismo (criadouro e experimental) e os outros dois planejados para abrigar salas de estudos e de experimentação, nessas contendo equipamentos de pesquisas laboratoriais específicos. Esse prédio, que está dentro das dependências do HUCF e está sendo construída graças à aprovação de um projeto de infraestrutura encaminhado para a empresa pública financiadora de estudos e projetos (FINEP) pelos docentes pesquisadores do PPGCS juntamente com profissionais da gestão superior universitária, ano de 2013.

 
Infraestrutura do LPS

 
A infraestrutura de pesquisa laboratorial do PPGCS_UNIMONTES é representada pelo Laboratório de Pesquisa em Saúde (LPS), lotado em um ambiente hospitalar público, o HUCF_UNIMONTES, em uma área de aproximadamente 250 metros quadrados, sendo todos os ambientes contemplados com ar refrigerado e internet wi-fi de alta velocidade. No LPS trabalham dois técnicos de laboratório e uma secretaria administrativa. A lista completa dos equipamentos de pesquisas laboratoriais que constam no LPS pode ser consultada no sítio eletrônico do PPGCS/UNIMONTES.
Atualmente, no LPS, ocorre o desenvolvimento de projetos de pesquisas oriundos de pesquisadores das duas áreas de concentração do programa: tanto a Saúde Coletiva, quanto a área de Diagnóstico, Clínica e Terapêutica das Doenças. A presença de projetos de pesquisas que exibem interação de propostas entre os dentes das diferentes áreas de concentração do programa confirma a busca pela interdisciplinaridade na pesquisa em Saúde.
Encontram-se, a seguir, a descrição dos ambientes físicos (laboratórios) que fazem parte do LPS:
A) Laboratório de Histopatologia para Processamento de Tecidos Biológicos e Diagnóstico de Doenças: o PPGCS_UNIMONTES possui dois laboratórios de Histopatologia. O laboratório de
diagnóstico atua em sintonia com o serviço de anátomo-patologia médica e odontológica do HUCF_UNIMONTES. Esse laboratório está completamente equipado para realização das técnicas de processamento de tecidos biológicos fixados com soluções químicas ou sob refrigeração. Aparelhos de microscopia ótica acoplados com câmeras permitem diagnóstico, aquisição de imagens histopatológicas e realização de estudos histomorfométricos. Esse laboratório possui funcionários próprios que trabalham de forma integrada com o LPS. O segundo Laboratório de Patologia está direcionado, exclusivamente, às atividades de pesquisa. Nesse ambiente, há equipamentos que permitem a realização de técnicas de histopatologia, histoquímica, imuno-histoquímica, imuno-citoquímica, imunofluorescência e hibridização in situ. Nesse laboratório, ocorre processamento de tecidos biológicos para pesquisa tanto de seres humanos e animais experimentais. Dentre outros equipamentos, conta com estufas, micrótomos “American optical Corporation” (1), micrótomos Leica (2), microscópios binoculares Olympus (2), Lambda (2) e Nikon (1), micro-ondas, deionizadores, destiladores, geladeiras e freezers a -20.

 
B) Laboratório de Análise de Imagens Cito- e Histopatológicas: Esse laboratório de pesquisa é equipado para viabilizar a visualização amostras biológicas processadas com técnicas de microscopia de luz (convencionais e variantes), imunofluorescência e imuno-citoquímica e imuno-histoquímica. Possui 2 microscópios com câmeras acopladas para imunofluorescência, sendo um deles equipado com cuba para controle de CO2 para estudos com células viáveis. Em todos os computadores do LPS, há uma série de softwares para análises de imagens de pesquisas e para realização de estudos cito- e histomorfométricos quantitativos obtidos nos diversos experimentos.
 
C) Laboratório de Amplificação de DNA e Leitura: esse laboratório está equipado com leitor de ELISA, duas máquinas de PCR Eppendorf, sistema de captura e análise de imagens de gel The Odyssey® Infrared Imaging System, equipamento de PCR em tempo real (StepOne) da Applied Biosystems, centrifugas de placa, espectrofotômetro e um nanodrop.

 
D) Laboratório de Purificação de DNA e de Proteínas: esse laboratório é preparado para realização de purificação de proteína e de DNA. Além dos equipamentos convencionais, esse laboratório conta com centrífugas clínica e refrigerada, microcentrífugas, refrigeradores, freezer -20 C, freezer -80 C, agitadores, múltiplos jogos de micropipetas exclusivos para cada técnica.

 
E) Laboratório de Purificação de RNA: esse laboratório é preparado para realização de reações de purificação de RNA, usualmente feita em capela de fluxo laminar. Além dos equipamentos convencionais, esse ambiente conta com centrífuga clínica, centrífuga refrigerada, micro centrífugas, refrigeradores, freezer -20 C, agitadores, múltiplos jogos de micropipetas exclusivos para cada técnica e fluxo laminar.

 
F) Laboratório de Congelação e Armazenamento de Amostras Biológicas: esse laboratório é preparado para armazenar as amostras biológicas oriundas dos estudos com animais e seres humanos. O ambiente possui capela de fluxo laminar, 2 refrigeradores, 7 freezers -20 C e 3
freezer -80 C. É nesse ambiente que se encontra instalado o Biobanco e o Biorrepositório da UNIMONTES (CONEP: B-013).

 
G) Setor de Estoque: esse ambiente possui um estoque de materiais de consumo e reagentes de uso exclusivo da pesquisa que é controlado pela técnica de laboratório e uma secretária. O O estoque possui 8 estantes duplas e três armários de aço inox e duas geladeiras com freezer à -20ºC.

 
H) Laboratório de Eletroforese: nesse laboratório são realizadas as reações de eletroforeses de transferências e incubação dos Western blot. Também é realizado aqui a eletroforese de PCR convencional. O ambiente é equipado com duas fontes, 4 cubas, computador e scanner para gel.

 
I) Laboratório de Cultura de Células Primárias: esse laboratório é equipado para realização de metodologias que envolvem cultura de células primárias. O ambiente apresenta uma série de equipamentos convencionais, além de capelas de fluxo laminar, balão de CO2, centrífuga, 1 refrigerador, 1 freezer, estufas para cultura de células, e um microscópio de óptico invertido com documentação digital em tempo real (Olympus).

 
J) Laboratório de Cultura de Células Imortalizadas: esse laboratório é preparado para a realização de metodologias que envolvem cultura de células imortalizadas. Ele dispõem de uma série de equipamentos convencionais, além de capelas de fluxo laminar, balão de CO2, centrífuga, 1 refrigerador, 1 freezer e estufas para cultura de células.

 
K) Laboratório Biocontrole de Microrganismos: esse laboratório é equipado para realizar metodologias que envolvem cultura de bactérias. Ele dispõe de equipamentos convencionais, além de capela de fluxo laminar, 1 refrigerador, 1 freezer e 2 estufas BOD.

 
L) Laboratório para Preparo de Soluções e Controle: esse laboratório está equipado com capela química, duas estufas, uma autoclave, máquina de gelo em escamas, destilador e ultra-purificador de água, 2 balanças analíticas e um pHmetro.
 

M) Laboratório de Informática para Apoio ao LPS: esse laboratório possui 12 computadores e 15 estações de estudo para permitir condições adequadas de estudos e pesquisas literárias para os pós-graduandos que participam de atividades de pesquisas laboratoriais. Esse ambiente também conta com duas impressoras multifuncionais.

 
N) Laboratório de Citometria de Fluxo: através do edital Pró-equipamentos (CAPES-2011) foi instalado um citômetro de fluxo com três feixes de lasers.

PPGCS - Programa de Pós-Graduação em Ciencias da Saúde © 2018


Endereço

Av. Cula Mangabeira,562 - Santo Expedito - Montes Claros/MG CEP 39401-002

Email

Fone: 55(38)3224-8372 E-mail: ppgcs@unimontes.br