PPGCS

Terça, 09 26th

Last updateSeg, 25 Set 2017 8am

Histórico

Apresentação Geral 

 

O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) iniciou suas atividades com os cursos de Mestrado Acadêmico e Profissional, no ano de 2006, após homologação pelo Conselho Nacional de Educação com a Portaria MEC 73, publicada no Diário Oficial da União de 19/01/2007 (Parecer CNE/CES Nº: 267/2006, de 9/11/2006). Os referidos cursos obtiveram o conceito 3 em sua avaliação inicial. No ano de 2011, dá-se o inicio das atividades da primeira turma do Doutorado (Parecer CNE/CES Nº: 162/2011, de 01/06/2011, aguardando homologação), quando logo após sua primeira avaliação trienal, O PPGCS obteve conceito 4 em sua proposta acadêmica. O PPGCS está inserido dentro da Área de Conhecimento Interdisciplinar da Capes. A partir de 2012, a partir de decisão colegiada do programa, foi aprovada a desvinculação completa das atividades do curso de pós-graduação strictu senso profissional (Cuidados Primários em Saúde) das atividades do programa de pós-graduação strictu senso acadêmico (Ciências da Saúde). Atualmente, as atividades de pós-graduação e pesquisa são desenvolvidas exclusivamente para atender as demandas dos cursos de mestrado acadêmico e doutorado em Ciências da Saúde.

O corpo pleno de docente do PPGCS é tipicamente multidisciplinar, tendo a participação de professores oriundos dos departamentos Medicina, Odontologia, Enfermagem, Teologia, Matemática, Sociologia, Fisiopatologia e de Ciências Biológicas. A maior parte desses professores é formada por jovens doutores, onde alguns apresentam experiência científica internacional e produção científica de impacto nacional e internacional. Todos os docentes participantes do PPGCS apresentam produtos de divulgação científica relevantes com colaborações científicas nacionais e internacionais. As orientações na Iniciação Científica, Mestrado Acadêmico e Doutorado em Ciências da Saúde e de Estágio Pós-doutoral tem se expandido consideravelmente a cada ano e tem resultado em progressos científicos e humanos importantes. 

O PPGCS tem como objetivos os de proporcionar aprimoramento científico-tecnológico em concordância com métodos de investigação científicas qualificados para acadêmicos e profissionais da área de saúde ou afins, oriundos do serviço público e privado, discentes, docentes do ensino superior e pesquisadores.  Esse aprimoramento visa também a capacitação dos recursos humanos para as ações de identificação, investigação e apontamento de soluções para os problemas pertinentes à saúde humana que exigem, sobretudo, ações interdisciplinares. Estimular e fortalecer a ambiência de pesquisa em saúde no meio universitário e com sua extensão para a sociedade. Contribuir para a formação de recursos humanos de alto nível para o desenvolvimento científico-tecnológico da área de saúde. Produzir, atualizar e multiplicar, divulgar conhecimentos científicos na área de saúde, com tendência de desenvolvimento de estudos interdisciplinares e visando a melhoria da qualidade de vida das populações humanas.

 

Histórico do PPGCS/UNIMONTES

 

Ano de 2004 – Organiza-se o Grupo de Implantação do Mestrado em Ciências da Saúde da Unimontes, formado por docentes recém-doutores em cursos disciplinares da área de Saúde, oriundos de cursos de pós-graduação consolidados dentro e fora do estado de Minas Gerais. Essa iniciativa é apoiada pela Gestão Superior da Universidade e esse grupo passa a se reunir semanalmente para discutir sobre a criação e manutenção de um programa de pós-graduação stricto sensu na área de Ciências da Saúde, de perfil multidisciplinar, mas com busca essencial de interdisciplinaridade. Discutiu-se, a partir daquele momento, sobre a formatação geral da proposta que seria encaminhada à Capes para avaliação de cursos novos, com destaque para a criação e caracterização das áreas de concentração e linhas de pesquisa do programa, a necessidade de captação de novos docentes, parcerias locoregionais, nacionais e internacionais, entre outros assuntos.

Ano de 2005 – Realização da Oficina “Construindo um Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde” onde a comunidade acadêmica de nossa Universidade participou ativamente da geração da nossa proposta, contribuindo com várias sugestões e comentários. Nesse ano foi realizada uma consultoria com representantes da Capes para nos auxiliar na definição da escolha dos eixos temáticos quanto às áreas de concentração e linhas de pesquisas de nosso programa assim como na aquisição de conhecimentos sobre a gestão de um programa de pós-graduação. Neste referido ano, o PPGCS conseguiu estabelecer uma parceria fundamental de associação temporária com o Centro de Pesquisas René Rachou (CPqRR) (Fiocruz - Belo Horizonte/MG), com o intuito de reforçarmos nosso corpo docente com a participação de professores com grande expertise em Ciência. Tal associação, também foi fundamental para que muitos de nossos professores e pós-graduandos participassem cenários de praticas de pesquisas epidemiológicas e laboratoriais de importante qualidade técnica.

Ano de 2006 - Recomendação pela CAPES dos cursos de mestrado acadêmico em Ciências da Saúde e profissional em Cuidado Primário em Saúde. A parceria com o Mestrado Profissional foi firmada entre o PPGCS e a Secretaria de Saúde de Montes Claros e o Departamento de Medicina da Unimontes, com auxílio do PROMED (Programa de Incentivo a Mudanças Curriculares nos Cursos de Medicina). Início das atividades no Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF). Nesse mesmo ano, foi realizado o primeiro processo seletivo para os cursos de Mestrado e dado o inicio às atividades acadêmicas das primeiras turmas.

Ano de 2007 - Realização dos primeiros Exames de Qualificação das primeiras turmas de Mestrado. Realização do segundo processo seletivo para o Mestrado Acadêmico.

Ano de 2008 - Primeiras defesas de Dissertações do PPGCS. Terceiro processo seletivo para o Mestrado Acadêmico.

Ano de 2009 - Firmadas parcerias com a SESMG (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais) e com a FHEMIG (Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais) para serem oferecidas duas turmas no Mestrado Profissional. Processo Seletivo da quarta turma do Mestrado Acadêmico; Participação do primeiro edital CT-Infra/FINEP voltada para infra-estrutura para construção do Instituo de Pesquisas em Sáude, um prédio de três andares, que foi contemplado pela agência e começará suas obras em maio de 2011.

Ano de 2010 - Inicio das atividades das novas turmas do Mestrado Acadêmico (quinta turma) e Profissional (parcerias SESMG e FHEMIG). Exames de Qualificação da turma do Mestrado Profissional parceria SESMG. Ampliação da infra-estrutura de laboratórios para pesquisas moleculares em saúde no Hospital Universitário Clemente de Faria. Atualmente, o Laboratório de Pesquisa em Saúde abriga treze ambientes para pesquisas laboratoriais diversas e dois ambientes de secretaria e um apoio acadêmico, informatizado. Os investimentos para essa ampliação dos laboratórios foram originados a partir de recursos próprios do PPGCS adquiridos com inscrições de candidatos em processos seletivos do programa e com a ajuda fundamental da gestão superior da Unimontes e do HUCF.  

Ano de 2011 - Inicio das atividades da primeira turma do Doutorado Acadêmico e da sexta turma do Mestrado Acadêmico. Exames de Qualificação da turma do Mestrado Profissional parceria FHEMIG. Realização de Exames de Qualificação e Defesas de dissertação da turma do Mestrado Profissional parceria SESMG.

Ano de 2012 - A partir de decisão colegiada do PPGCS-Unimontes, devido a uma série de problemas de execução do Curso de Mestrado Profissional em Cuidados Primários em Saúde, foi aprovada a desvinculação completa de suas atividades para com o PPGCS. Atualmente, as atividades de pós-graduação e de pesquisa são desenvolvidas exclusivamente para atender as demandas dos cursos de Mestrado Acadêmico e Doutorado em Ciências da Saúde. Um novo regimento interno foi reformulado, com uma proposta de reorganização das áreas de concentração e linhas de pesquisa do PPGCS assim como uma melhor definição e uma maior exigência quanto aos critérios de entrada e permanência de professores em ambos corpo permanente e corpo de colaborador. Um novo sítio eletrônico, contendo mais informações para o público geral e para os integrantes do meio acadêmico proporcionaram uma maior interação entre o PPGCS-Unimontes, a Capes e a sociedade.  Todos os projetos necessários para o processo de licitação do “Instituto de Pesquisa em Saúde”, obra fomentada com recursos do Finep e captada por professores e representantes da gestão superior universtária, foram finalizados. No ano de 2012, tem como momento histórico a participação de nossos primeiros pós-graduandos e acadêmicos de IC em programas de pós-graduação e centros de pesquisas no exterior, com bolsas financiadas pelo Ministério de Ciências e Tecnologia-Brasil (Programa Ciência sem Fronteiras). Nesse mesmo ano, são matriculados nossos primeiros profissionais doutores oriundos de diferentes centros de pesquisa e de pós-graduação para a execução de atividades de estágio pós-doutoral.  

Você está aqui: Home Apresentação Historico